Armando Arruda
Catering Director | Fairmont the Queen Elizabeth

Armando Arruda começou a trabalhar na indústria hoteleira com 15 anos depois de se mudar da Vila d’Água de Pau para Montreal. Rapidamente encontrou uma posição como ajudante de hotelaria no hotel Queen Elizabeth. Em 1969 marcou o início de uma longa e bem-sucedida carreira.

Comprometido, trabalhador e ambicioso, Armando decidiu aprender mais sobre o seu ofício assumindo trabalhos paralelos nos principais fornecedores de Montreal. Dedicado a estudar o negócio para melhorar as suas habilidades, observou como outras empresas operavam e traziam boas sugestões para o hotel. Durante esse período, por quatro anos, Armando Arruda também ministrou aulas noturnas de organização de Banquetes e Conferências, e técnica de restaurantes no departamento de Administração de Hotéis do LaSalle College.

Como os organizadores de reuniões muitas vezes pediam para realizar receções fora das instalações e contratavam empresas de catering externas para preparar as refeições, Armando percebeu que havia uma oportunidade real de crescimento e que o Queen Elizabeth Hotel expandia os seus serviços. Vendo o potencial, os empregadores decidiram colocar a sua fé nele e responsabilizaram-no pelo desenvolvimento desse novo modelo de negócios.

Armando, trabalhando com o apoio da brigada de cozinha do hotel, começou pequeno, com almoços entregues a empresas de alto nível em torres de escritórios adjacentes e, aos poucos, conquistando mais clientes para eventos privados e captação de recursos. Em 1995, tornou-se o fornecedor líder na cidade e manteve essa posição desde então. Lidou com grandes galas para o Musée d’Art Contemporain, a Orquestra Sinfônica de Montreal, o Museu de Belas Artes de Montreal e outras instituições de prestígio. Tinha desenvolvido um nicho e uma reputação invejável como fornecedor de primeira classe para eventos de alto nível. Em 1999, foi contratado pelo Grande Prémio do Canadá, Fórmula 1, para servir as salas corporativas, preparando 30.000 refeições durante o evento de três dias. Armando tem sido o fornecedor oficial até hoje e celebrará o 20º aniversário da parceria em junho próximo. Mantém também o seu contrato de 5 anos com o Torneio Internacional de Tênis Rogers Cup, servindo para mais de 50.000 refeições durante o torneio de 7 dias.

Hoje, o serviço Outside Catering do hotel atende a uma média de 180.000 coberturas e emprega cerca de 200 pessoas para os seus eventos, com um período de contratação de 550 funcionários e cozinheiros durante duas semanas em junho. A sua equipa permanente consiste em quatro administradores em tempo integral com acesso a uma brigada de mais de 50 cozinheiros, incluindo 10 confeiteiros. Esta equipa supervisiona refeições que vão desde reuniões de café da manhã a casamentos extravagantes. O serviço de catering tem um histórico de retenção de 80% dos seus funcionários, ano após ano, através de um programa de igualdade, mentoring, teambuilding e respeito, bem como ótimas condições de trabalho com salários consideravelmente acima das médias da indústria.